Montagem #01
1/ operação material pela qual alguém aproxima dois elementos quaisquer;
2/ estes elementos podem ser, por exemplo, duas frases;
3/ ou duas imagens em movimento armazenadas num suporte como a película, a fita magnética, os dados digitais etc.;
4/ se estas imagens tiverem sido filmadas a 24 ou a 30 quadros por segundo — por uma câmera de cinema ou por uma câmera de vídeo, por exemplo — elas trarão consigo um extrato do tempo que passa («um corte-móvel na duração»);
5/ neste caso, teríamos então uma aproximação entre dois blocos de imagem-tempo;
6/ que, ao serem projetados em sequência — portanto, depois de terem sido montados —, produzirão um intervalo — um corte — entre eles;
7/ este corte — este intervalo —, precisamente por emergir entre blocos de imagem-tempo, é, antes de tudo: tempo;
8/ ... mesmo que essas velocidades por vezes sejam infinitas: o processo biológico do pensamento também opera por intervalos — sinapses — temporais —;
9/ o pensamento seria a experiência — a mais íntima expressão — desse processo vertiginoso;
10/ corte: — o plano como ferida no tempo, o filme como sua cicatrização?
11/ entre: — o cinema nos daria a ver o pensamento?
2/ estes elementos podem ser, por exemplo, duas frases;
3/ ou duas imagens em movimento armazenadas num suporte como a película, a fita magnética, os dados digitais etc.;
4/ se estas imagens tiverem sido filmadas a 24 ou a 30 quadros por segundo — por uma câmera de cinema ou por uma câmera de vídeo, por exemplo — elas trarão consigo um extrato do tempo que passa («um corte-móvel na duração»);
5/ neste caso, teríamos então uma aproximação entre dois blocos de imagem-tempo;
6/ que, ao serem projetados em sequência — portanto, depois de terem sido montados —, produzirão um intervalo — um corte — entre eles;
7/ este corte — este intervalo —, precisamente por emergir entre blocos de imagem-tempo, é, antes de tudo: tempo;
8/ ... mesmo que essas velocidades por vezes sejam infinitas: o processo biológico do pensamento também opera por intervalos — sinapses — temporais —;
9/ o pensamento seria a experiência — a mais íntima expressão — desse processo vertiginoso;
10/ corte: — o plano como ferida no tempo, o filme como sua cicatrização?
11/ entre: — o cinema nos daria a ver o pensamento?
0 comentários:
Postar um comentário
voltar