14.11.06


Sexta, 17 - 18:30h.

Serras da desordem
Brasil, 35mm/vídeo digital, cor/p&b, 135 min., 2005

Direção: Andrea Tonacci
Fotografia: Aloysio Raulino, Alziro Barbosa e Fernando Coster
Montagem: Cristina Amaral
Som: Valéria Martins Ferro e René Brasil

Carapirú é um índio nômade, que após ter seu grupo familiar massacrado num ataque surpresa de fazendeiros, consegue escapar, e durante 10 anos perambula sozinho pelas serras do Brasil central, até ser capturado em Novembro de 1988 a 2000 quilômetros de distância do seu ponto de fuga/partida. Levado para Brasília pelo sertanista Sydney Possuelo, em uma semana torna-se manchete nacional e centro da polêmica criada por antropólogos e lingüistas quanto à sua origem e identidade. Carapirú tem grande dificuldade em movimentar-se e viver no ambiente urbano, mas, auxiliado por pessoas que cuidaram dele desde os primeiros dias após a sua captura no sertão da Bahia com Goiás, consegue passar do atemporal anonimato da selva à curiosa notoriedade nacional.

Sessão Comentada por Aloysio Raulino e Cristina Amaral

Sábado, 18 - 17:00h.

Videograms of a Revolution
Romênia, dvd, cor, 107min, 1992

Direção: Harun Farocki & Andrej Ujica
Montagem: Egon Bunne

Por dez dias, em 1989, uma revolta na Romênia derrubou o governo e executou seu líder, Nicolai Ceaucescu. Os manifestantes ocuparam o canal de TV e fizeram transmissões ininterruptas por 120 horas. O filme é uma condensação das 125 horas de material em vídeo documentando a cronologia daqueles eventos extraordinários.

Sábado, 18 - 19:00h.

News from home
Bélgica/França, 16mm, cor, 89 min., 1976

Direção: Chantal Akerman
Fotografia: Babette Mangolte
Montagem: Francine Sandberg
Som: Dominique Dalmasso

Uma mãe escreve à sua filha que partiu para as Américas... As cartas de mãe, as cartas mais simples, as cartas de amor. Carícias impossíveis chegam do velho mundo. Uma voz menor vinda da Europa tenta ainda se fazer entender... de Nova York. Vozes distantes que se querem próximas...

Domingo, 19 - 17:00h. (partes 1, 2 e 3) e 20:00h. (partes 4 e 5)

Spiritual Voices / Dukhovnyye golosa

Rússia, dvd, cor, 340 min, 1994

Direção: Alexander Sokurov
Fotografia: Aleksandr Burov e Aleksei Fyodorov
Montagem: Leda Semyonova
Som: Sergei Moshkov

Em 1994, o cineasta Alexander Sokurov viajou à fronteira de Tadjiquistão e Afeganistão, para realizar um filme sobre os soldados russos lá posicionados. Infiltrado nas tropas durante meses, Sokurov trouxe à tona uma perspectiva única da condição humana neste ambiente subjugante. Spiritual Voices tira seu ritmo da tensão da batalha; sua atmosfera, do sol sem misericórdia; e seu tom, das perigosas patrulhas pelos campos minados nas montanhas.